domingo, 20 de novembro de 2022

"Factotum" (Sannio Carta)

 

Estou cansado de servir as suas mesas

de lavar os seus pratos

de esquentar o seu café

Estou cansado de suprimir o sono

de acenar sem gosto

de erguer um sorriso falso

de conduzir a conversa de forma amistosa

ainda que contradiga tudo em que eu acredito

Estou cansado de suas madames

Estou cansado das putas de suas amantes

Estou cansado de ser o cão


que esperam que abane o rabo

Todas estas pessoas

Todos estes trabalhos temporários

Toda esta falta de estabilidade

Um novo governo

Possíveis novas esperanças

O som do alarme de novo

e de novo

Promessas que eu não irei cumprir

Um gole de uma bebida forte no meio da semana

Um pavio e um fósforo

Numa explosão de ressentimento e solidão

Mais um apelo

O amigo que não suportou 

permanecer vivo

Sobrevivo

Sigo entre os cegos

De trabalho em trabalho

Regojizando das lembranças

de uma felicidade

que um dia eu pensei ser minha

Nenhum comentário: