sábado, 21 de agosto de 2010

INTERminável....Por Renato HELL Albasini






É, caímos no lugar comum e de comum somos todos, mas fazer o que?!




Sim, tenho 38 anos e vi meu time ser campeão no final dos 70, quando era moleque, guri mas fardado pulando sobre o cimento gelado à beira do rio no gigante estádio, BEira-Rio. Sim, no começo dos 80 tive a tristeza se manisfestada com o surgimento daqueles que nunca foram nada além de adversários.




Eles cresceram. Eu também. Mantiveram os anos em voga, tomaram corpo, tiveram a nova geração nas mãos que queria - como todos querem - torcer para o campeão, aquele que chega lá...Pois é...Eu vi isso.




Vi também caírem como soldados de plásticos sucumbindo más administrações, fanfarrões como dirigentes e jogadores sendo fanfarices e vedetes, e com maestria retornando da segunda divisão do futebol brasileiro por métodos escusos, estranhos, confusos, inexplicáveis. Inesquecíveis, diriam. E depois ergueram taças e foram vencendo novamente. Eu vi isso.




A luta do meu time entre tropeços e trancos vencer um titulo nacional no início de uma nova década. E eles ainda se mantinham no ápice. Porém, caíram de novo.




E de jogadores vedetes tiveram vedetes como jogadores. E numa burta e insana jornada sem nexo ou espotividade vieram à tona. Mas secou o pote de milagres.




E quase que em silêncio no horizonte ao lado se agigantava aquele que antes gigante adormecido vinha com raiva e vontade. Enfrentou a descrença da imprensa, o incrédulos adversários, os secadores de plantão, os torcedores machucados, a AMÉRICA. Como se ainda não bastava derrubaram os maiores para ser ainda maior e dominador o MUNDO. Igual, diriam.




Mas o tempo fez bem. Se aprende com erros. E o Gigante desde então, sem ter que esperar 15 anos para ter mais um título da América, vence todo ano, praticamente desde 2006, um título INTERNACIONAL.




E mesmo que não admirado pelo rival, este cai de joelhos, frustrado porque viu diante de todos, de toda a sua geração e futuras que a AMÉRICA de novo se rende ao COLORADO.


Sim, eu vi tudo isso tenho 38 anos. Muitos eram moleques, guris na última conquista de porte do rival.


E você, viu e reviu e se lembra de cada momento. Deste momento principalmente. 2006-2010. Qual filme foste ver na quarta-feira dia 18/08/2010?!




Calma, o ano ainda não acabou. Tem o BRASILEIRO, o MUNDIAL...E o ano que vêm?! Tem a Arena para ser construída...Que aliás, quando vai ser mesmo?




PAPAI É O MAIOR, PAPAI É QUE É O TAL, QUE COISA LOUCA, QUE COISA RARA, PAPAI NÃO RESPEITA NADA...

3 comentários:

Agentes da L.O.U.C.A disse...

Muito boa a coluna. Meio megalômana... uma coisa meio Breton, meio Autaud... surrealista!
Voltarei com a TRÉPLICA.
ABRAÇO VELHO HELL!
Tommy

Renato "Hell" Albasini disse...

E assim caminha a humanidade...Descendo e subindo os degraus de mármore...

Anônimo disse...

Por aqueles grandes acasos do Google acabei parando em seu blog.
O que aconteceu com o INTERminator? Quem diria, um relés primata africano acabaria com o todo-poderoso chapolin colorado.
Em julho desse ano nós metemos 3 a 0 aí na gigante da beira-brejo.