quarta-feira, 9 de março de 2011

Édipo da Conceição (Sannio Carta)

Abrem-se as cortinas.
Há apenas um homem sentado em um banco de praça.Terno cinza.Barba por fazer há uns dois dias.
Gravata azul marinho.Camisa branca.Manchada de rubro.
Olhos tristes.
Homem: - Oh,vida inglória...
Ontem eu era dono da vila.
Hoje sou posto pra fora do barraco! (Chorando)
Entra um menina baixinha em um vestido branco encardido, com um pedaço de pão nas mãos.
Homem: - Quem se aproxima? (de sobressalto)
Menina: - Sou eu papai!
Homem: - Como eu vou saber se és quem diz que és?
Menina: - Sou eu papai!...Antígona! (sorrindo com ares de extrema servialidade, condolente até)
Homem: - Oh, querida filha (olhar vislumbrando o nada). Por que demorastes tanto para voltar?
Menina: - Vovó fez pão caseiro...Quer dizer, acho que mamãe o fez. (hesitando)
Menina: - Quis comer um pouco...
Homem: - Tenho fome!
Menina: - Tome papai. Pode ficar com esse pedaço. (alcançando o pão)
Homem: - Hmmm...bom (comendo feito um porco sem educação[diferente aos educados])!
Homem: - E teus irmãos? (falando de boca cheia)
Menina: - (virando os olhos) Agora que "a boca" não é mais comandada pelo senhor. (disfarçando, talvez para si mesma uma melancolia bizarra).
Menina: - Os dois estão disputando "à bala"(fazendo um gesto com os dedos, esquecendo da cegueira do pai).
Homem: - Filhos da puta!!
Homem: - Desculpa minha filha!...(caindo em si)
Homem: - É tudo culpa daquele pai de santo... (esforçando-se para lembrar)
Homem: - O Tirésias de Oxalá! (cospe no pé, sem querer)
Menina: - Esquece pai.Agora "já era".O tio tá cuidando dos negócios...
Menina: - E a porra da vida tem que continuar! (cospe no outro pé do cego)
Menina: - Ih...foi mal pai!
Homem: - Puta que pariu mesmo!! (Espreguiça-se no banco da praça)
Homem: - Vou dormir um pouco.Me deu um sono (bocejando)...
Menina: - Deve ser por causa do veneno! (sorri diabolicamente)
Passa o Caldre Fião.
Fecham-se as cortinas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Esse ficou bala.

Shysha disse...

Meu Gsus, Sanio...
Onde foi que tu passou o carnaval?
bjos
Mel