segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A FELICIDADE ERA UM PACOTE DE BISCOITOS DOS MONSTRINHOS CRECK E UM LP DO BOZO (por Tommy W. Beer)


A FELICIDADE ERA UM PACOTE DE BISCOITOS DOS MONSTRINHOS CRECK E UM LP DO BOZO (TOMMY WINE BEER)

Por desleixo (comportamental e econômico) deixei de cortar o cabelo. Então miro-me no espelho e vislumbro a velha cachopa de cabelos duros e embaraçados que tantas piadas sarcásticas aguentei na escola. Ainda muito parecida com a dos anos 80/90, exceto por alguns fios brancos.
Some-se a isso meu retorno a Ipanema, na casa de minha família, depois de uns dez anos rolando como uma pedra por POA e Camaquã. Inevitável ter pensamentos nostálgicos num feriado de Carnaval envolvendo minha tenra infância. Ipanema, entre 90-94, era o bairro do poderoso IPANEMIRIM,temida equipe de futebol, e o local onde funciona aquela NULIDADE chamada CHALAÇA, era nosso C.T.onde Eu, Leandrão, Devagar e tantos outros aprimorávamos nossos dribles, chutes e passes. Eles podem ter derrubado os descomunais Eucaliptos que existiam em nossa arena de treinos, mas não podem fazer o mesmo com a memória de nossa apaixonada torcida formada por tiétes voluptuosas!
Retrocedendo ainda mais, lá por 86-89, eu era uma espécie de prisioneiro, passava todas as tardes com meus avós, que moravam na casa da frente. E como eram longas aquelas tardes de Inverno! Meu pai bebia freneticamente, e trabalhava como vigilante na antiga FEBEM da Padre Cacique; Já minha mãe promovia o refresco Tang em Super-mercados. Tempos duros em que a única TV vivia nos deixando na mão. Tinhamos de deixa-la uns quarenta minutos pra “esquentar” as válvulas.Quando a “geniosa” ligava, que não era sempre, assistia o Clube da Criança com a Xuxa ou Angélica.
A redenção dos dias de tédio vinha no início dos meses. Dia de Ordenado dos meus pais! Meu genitor com seu perfil pragmático de sindicalista de esquerda, “pagava” em espécie, o que não era de todo o ruim; Mas a mãe era muito mais mirabolante!: Trazia mimos e prendas subitamente! Uma iguaria inigualável ela adquiria nas Lojas Americas. Os geniais biscoitos dos Monstrinhos Creck! Biscoitos deliciosos sabor Chocolate, Nata e Morango, que vinham com a mordidinha do monstrinho em cada bolacha.
Mas a verdadeira REVOLUÇÃO deu-se quando alguém teve a idéia de consertar o Aparelho de Som. Putz, o Toca-Disco funcionando a todo o vapor! Meu pai tinha um disco do Chico e o “Papa é Pop” dos engenheiros. Estes eram os que eu mais gostava! Mas de alguma forma aquela música me escapava. Eu precisava algo com que me identificasse mais. Canções em que ritmo,a melodia e os versos cantados me transportassem pra outro lugar, que me inspirassem a transcender e transgredir, Eu precisava encontrar a música ideal pra ser a trilha sonora de meus 8 anos. Então numa tarde ensolarada os Deuses sorriram pra mim, e minha mãe desceu do Juca Batista com uma sacola bem grande com 2 LP’s. Tratavam-se dos Discos dos meus dois grandes ídolos da TV: Sérginho Malandro e o Palhaço Bozo! Ali encontrei fuga e redenção para aqueles dias maquinais. Forgei meu caráter, meu senso estético.Pirei para todo o sempre!

Nenhum comentário: