sexta-feira, 19 de março de 2010

"SOBRE CAIXAS IDIOTAS E UMA ESPONJA BACANA", por TOMMY WINE BEER


"Vem cá vem ver, como tem babaca na TV! Vem cá, vem cá. A vida é doce. Mas viver tá de amargar (Baleiro, Zeca in O HACKER)"


"Baby, o que mais me importa, a poesia está morta, mas juro que não fui eu, tudo à minha volta são reclames, desejos vãos e só (BALEIRO, Zeca in MUNDO DOS NEGÓCIOS)"



Eu me COMPADEÇO um TIQUINHO com a molecada de hoje em matéria de desenhos animados. Especialmente com o meu PIMPOLHO “Bi” (12 pra 13 anos) e o TRAQUINAS do meu irmãozinho TEMPORÃO conhecido com “Chuchu” (7 pra 8 anos).
Tá certo que toda geração tende a puxar a sardinha pro seu assado. Entretanto dentro daquele meu ESPÍRITO FILOSÓFICO de procurar a verdade, tenho para mim que os desenhos veiculados na TV nas décadas 80 e 90 DÃO DE RELHO nos “de atualmente”.
Mas nem tudo está perdido! Graças ao animador e biólogo marinho estadunidense Stefhen Hillenburg criador do desenho animado Bob Esponja Calça Quadrada. Um desenho genial! Arte SIM senhor! Embora para o senso comum desenho animado seja coisa de criança ou retardado, animações como Simpson´s, Bob Esponja, Mission Hill são produções com o conteúdo muito superior ao Jornal Nacional, Faustão e outras NULIDADES que desfilam pelos monitores das casas da família brasileira!
Com perdão do JURIDIQUÊS, olha que estamos falando de concessões públicas, ou seja, de um serviço público, autorizado pelo Estado, que a iniciativa particular o explora. E o conteúdo, em regra, é um lixo!
Entretanto não estou aqui para falar TÃO-SOMENTE de MAZELAS! Sim leitor ARGUTO você pode ir além da ESPESSA e SEMI-INTRANSPONÍVEL crosta de merda que envolve a produção de áudio-visual em nossa televisão.
E Bob Esponja é uma das flores brotadas no lixão! Só pra exemplificar escolho um episódio para comentar, intitulado IDIOT BOX:
Prestem atenção na ironia, no conceito e no engajamento da trama! Um caminhão de entregas dirige-se a casa-abacaxi, onde reside o Senhor Calça Quadrada. O funcionário da Empresa desce do veículo carregando uma enorme caixa de papelão. Faz a entrega para Bob. Bob assina o recibo.
Momento chave do episódio: Bob abre a caixa, retirando um enorme televisor de seu interior. Enlevado, em êxtase, eufórico... Grita algo como “Que legal!!!”. Ato contínuo faz algo como um muxoxo para a TV jogando-a fora e vai se divertir com a CAIXA (Juntamente com seu inseparável amigo Patrick Estrela, CLARO!).
Enquanto isso o XAROPOSO do Lula Molusco encontra a TV. Fica todo PIMPÃO! E na sua empáfia dirige-se a Bob e Patrick para ACHINCALHÁ-LOS, ainda mais quando os mira brincando na “caixa idiota”.
Bob convida-o para brincar. Lula repele o convite obviamente. E dirige-se para sua casa CHEIO DE SI para curtir sua nova aquisição tecnológica.
Em seguida Lula está em sua casa, de saco cheio da TV e começa a ouvir estranhos sons vindos da rua. Uma sirene... som de surdina... disparos de armas... não lembro bem agora.
Vai até a rua e vê somente a caixa! Aquela caixa idiota!
Bob e Patrick ainda estão lá! E é de lá que vem o som! Então Lula perquire Bob a respeito do local de onde viria o estranho som de um carro, acho que era de um carro... surdina ou motor.
E Bob responde é só I-MA-GI-NA-ÇÃO!, desenhando um arco-íris com as mãos. Lula vai tornando-se COLÉRICO. Incrédulo acusa Bob de estar escondendo um gravador onde ele teria o áudio do misterioso veículo!
Bob repete é só a minha I-MA-GI-NA-ÇÃO! Repetindo o gesto anterior.
Lula já POSSESSO quer enviá-los ao inferno. Vai embora ENCASQUETADÍSSIMO. Ora de que diabo de lugar emanava aquela barulheira frenética? Qual era o truque que o MARIOLA do Bob Esponja e o ATOLEIMADO do Patrick estavam usando para produzir sons de um automóvel?
Foi deitar-se para dormir. Eis que os sons não paravam de martelar em sua cabeça! Estaria delirando? Correu para a rua...
A caixa idiota ainda estava lá! E vazia! Então saltou para o seu BOJO! Sentou-se como quem senta no COCKPIT de uma POSSANTE máquina! Tentou engatar uma marcha no imaginário câmbio. E nada! Mais algumas tentativas em vão. Suava frio! De repente as coisas pareciam estar funcionando! Ouviu o barulho de motor e todos os demais caracteres sonoros de um carro em movimento! "FUNCIONOU" gritou ele!
Só que na verdade um caminhão de lixo havia recolhido a caixa, e o som era dali, do DMLU deles! E o DESDITOSO do Lula Molusco acabou atirado no aterro sanitário da Fenda do Biquíni.
Então fica mais essa diquinha! Nessa época em que público e produtores parecem sofrer de uma espécie de anorexia de idéias (novas). E o povo anda abusando de tóxicos, permitam-se um pouco da sandice dessa trupe do fundo-do-mar! Dá baratinho sim senhor(a)!
_____

2 comentários:

Sannio Carta disse...

Bob esponja,"rules"! xp

Cilibrina disse...

po! certo que dá barato! bob esponja é ídolo!